Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Pureza da droga e sua irrelevância

Publicado por Roberto Macedo
há 8 anos

Trata-se do informativo 818 do Supremo Tribunal Federal, onde a Segunda Turma decidiu que o grau de pureza da droga é irrelevante para fins de dosimetria da pena.

Essa a conclusão da Segunda Turma, que indeferiu a ordem em “habeas corpus” impetrado em favor de denunciado pela suposta prática do crime descrito no art. 33, “caput”, c/c o art. 40, I e III, todos da Lei 11.343/2006.

A defesa sustentava que deveria ser realizado laudo pericial a aferir a pureza da droga apreendida, para que fosse possível verificar a dimensão do perigo a que exposta a saúde pública, de modo que a reprimenda fosse proporcional à potencialidade lesiva da conduta.

A Turma entendeu ser desnecessário determinar a pureza do entorpecente.

De acordo com a lei, preponderam apenas a natureza e a quantidade da droga apreendida para o cálculo da dosimetria da pena. HC 132909/SP, rel. Min. Cármen Lúcia, 15.3.2016. (HC-132909)

Fiquem ligados!

  • Publicações20
  • Seguidores63
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações365
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pureza-da-droga-e-sua-irrelevancia/321536605

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)